O TESTEMUNHO E A POESIA: USO DE POEMAS COM TEOR TESTEMUNHAL NO ENSINO DA LITERATURA
Abstract
O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados do projeto de ensino
"Educação para Testemunho - Testemunho para a Educação" realizado juntamente com as turmas finais do
ensino fundamental, onde foram elaboradas propostas didáticas para que se trabalhasse o testemunho em sala
de aula atrelado ao ensino da literatura, sendo utilizados poemas com teor eco testemunhal de autores da região
sul e sudeste do Pará. Pautado nos estudos de De Marco (2004), Seligmann-Silva (1999, 2003), Salgueiro
(2012) e Krenak (2019), também alinhado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular
da Secretaria Municipal de Educação de Marabá, tanto professores quanto estudantes tiveram a oportunidade
de conhecer sobre a teoria do testemunho através de duas oficinas, aprendendo a reconhecer o teor testemunhal
nas obras e expressar seus relatos por meio de produções artísticas, como a poesia. Os resultados foram
positivos, de maneira que os poemas escritos pelos alunos foram expostos no pátio da instituição para toda a
comunidade escolar.