A LITERATURA DE CORDEL NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PRÁTICA DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO

  • Evelin Cristine de França Vaccaro
  • Rejane César Araujo
  • Abilio Pachêco de Souza

Resumo

Este trabalho busca apresentar a “Oficina de Literatura de Cordel e Xilogravura”, desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica Língua Portuguesa, financiado pela Capes e desenvolvido em uma escola municipal de Marabá. A metodologia empregada é a sequência básica, proposta por Rildo Cosson (2009). Também se fazem presentes algumas reflexões a respeito da BNCC (2018). A oficina converge para o conhecimento de uma diversidade cultural e/ou regional por parte de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II e/ou Anos Finais. Os resultados obtidos demonstram a autonomia alcançada pelos alunos para escrever, ilustrar e revisar os seus próprios cordéis.

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Publicado
2024-02-05
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Como Citar
Vaccaro, E., Araujo, R., & Souza, A. (2024). A LITERATURA DE CORDEL NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PRÁTICA DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 7(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2702