ConRede: A leitura e a reflexão da lenda “A Porca de Bobes” para um concurso de redação em Marabá

  • Camila da Conceição Magalhães
  • Gabriel Ribeiro Pereira
  • Abílio Pachêco de Souza

Resumo

O presente trabalho busca enfatizar as experiências adquiridas durante uma atividade aplicada pelos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP), sobre a leitura da lenda “A Porca de Bobes” (Rodrigues, 2016, p. 35) em uma escola da rede municipal. O objetivo da atividade foi ampliar os conhecimentos literários, culturais e gramaticais dos alunos para ajudá-los em suas produções textuais para um concurso de redação. Os pressupostos teóricos são baseados em Brito (2019), Cosson (2009), Cândido (2011) e Zabala (1998) que abordam sobre a importância da literatura no ensino e o valor da prática escolar. Sendo assim, foi estabelecido uma metodologia simples de divisão e debate em grupos que contemplava a realidade do ensino público com a finalidade de conhecer mais sobre o gênero narrativo, reforçar os conhecimentos sobre a cidade onde vivem e identificar as dificuldades para a escrita. Diante disso, a união entre os residentes e a professora da escola, demonstrou ser uma relação estratégica para facilitar o aprendizado dos alunos através das noções adquiridas em aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-02-05
Visualizações
  • Artigo 13
  • PDF 10
Como Citar
Magalhães, C., Pereira, G., & Souza, A. (2024). ConRede: A leitura e a reflexão da lenda “A Porca de Bobes” para um concurso de redação em Marabá. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 7(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2705

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)