CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DOS MATERIAIS: DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS

  • Pablo Reis Dias
  • Lívia Maria Fernandes de Sousa
  • Márcio Corrêa de Carvalho

Resumo

Os materiais estão intrinsicamente ligados à evolução da espécie humana, logo, a produção e a transformação destes instrumentos requerem que o Engenheiro de Materiais tenha conhecimento sobre as estruturas internas dos mesmos, uma vez que em escala microscópica, é possível prever o seu comportamento e controlar suas propriedades e características.
O ramo da “Ciência e Engenharia dos Materiais” permite analisar e desenvolver os materiais, de tal modo que seja gerado e empregado conceitos que envolvam composição química, processamento, características e suas respectivas aplicações. Além disso, pode-se relacionar a sua estrutura interna com as propriedades do produto final e seu comportamento. RODHE (2010) afirma que o controle de qualidade de qualquer produto pode ser dimensional, ou seja, através do controle das medições físicas do produto, ou estrutural, no qual a atenção está voltada para o material, a composição, propriedade, estrutura e finalidade.
Segundo GOMES (2015), a caracterização estrutural utiliza técnicas de análise de materiais que estão diretamente relacionados com as suas propriedades químicas e físicas, sendo estas correlacionadas com as propriedades mecânicas. Desta maneira, a disciplina de Caracterização Estrutural dos Materiais atua diretamente nesta área, pois, através das aulas teóricas, as quais foram ensinadas os métodos e ensaios de: Preparação de Corpo de Prova; Ensaio Metalográfico (Macrografia e Micrografia); Difração de Raios X (DRX), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV); Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS), a prática laboratorial torna-se mais atraente e de melhor aprendizado para os discentes.
Portanto, a partir disso, objetivou-se desenvolver roteiros dos ensaios laboratoriais, para serem realizados nos laboratórios de Caracterização Estrutural e Microscopia Óptica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-26
Visualizações
  • Artigo 926
  • PDF 146
Como Citar
Dias, P., Sousa, L., & Carvalho, M. (2019). CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DOS MATERIAIS: DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/455