MONITORIA EM DEGRADAÇÃO DE MATERIAIS

  • Jaílson Cuimar Paz
  • Márcio Corrêa de Carvalho

Resumo

A corrosão é em geral um processo espontâneo, está constantemente transformando os materiais metálicos de modo que a durabilidade e desempenho dos mesmos deixam de satisfazer os fins a que se destinam (GENTIL, 2008).
Segundo Askeland (2014), embora corrosão seja normalmente conhecida como algo prejudicial, ela pode ser utilizada para depositar revestimentos metálicos em diferentes produtos por intermédio de um processo conhecido como eletrodeposição, além de ser o princípio básico de baterias. Shackelford (2008) explica que os revestimentos protetores fornecem uma barreira entre o metal e o seu ambiente, e que podem ser divididos em três categorias, correspondentes aos materiais estruturais fundamentais, nomeadamente, metais, cerâmicos e polímeros. O tipo de revestimento abordado neste trabalho é metálico, feito através de uma célula eletroquímica.
O objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema para experimentos de eletrodeposição
para as aulas práticas da disciplina de degradação de materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-01
Visualizações
  • Artigo 121
  • PDF 63
Como Citar
Paz, J., & Carvalho, M. (2019). MONITORIA EM DEGRADAÇÃO DE MATERIAIS. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/646