CONTRIBUIÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE APOIO A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NAIA/UNIFESSPA
Resumo
No Brasil, o processo de inclusão, acessibilidade e permanência nos IFES, foi implementado por uma série de leis, portarias, decretos e programas para o acesso das pessoas com deficiência na universidade. Dentre elas tem-se a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva de educação inclusiva que garante escolarização da pessoa com deficiência desde a educação infantil ao ensino superior. Outro programa implementado no que permeia a acessibilidade na educação superior, corresponde ao INCLUIR (2013), viabilizando a criação de Núcleos de Acessibilidade dentro das universidades para promover a inclusão acadêmica, tentando eliminar as barreiras atitudinais e de acessibilidade.
A partir disso, criou-se o programa de apoiador de discentes com deficiência na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará através do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica – NAIA/ UNIFESSPA, com o intuito de efetivar as políticas públicas de inclusão no âmbito universitário. Vimos considerar os limites e contribuições dos bolsistas apoiador, nas funções de transcritor, guia, interprete de LIBRAS, áudiodescrição de imagens, gráficos filmes, tabelas e impressão BRAILLE. Este trabalho tem por objetivo informar a atuação do bolsista apoiador por meio de experiências adquiridas no decorrer do programa.