DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS DA MONITORIA COM PRÁTICAS EM LABORATÓRIO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA ANALÓGICA I

  • Davi de Souza Sena
  • Nielson da Silva Pinho
  • Vandrielison dos Santos Batista
  • José Carlos da Silva

Resumo

O programa de monitoria é um subsídio de grande relevância no processo de ensino-aprendizagem, contempla atividades de caráter didático-pedagógico que visam minorar as dificuldades existentes nas relações de aprendizagem através da figura do monitor, que desenvolve atividades de cunho docente com a orientação do professor-orientador da disciplina.
O programa de monitoria oferecido pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) tem como objetivos: melhorar os indicadores de ensino aprendizagem, proporcionar condições de permanência e de sucesso dos discentes no processo ensino-aprendizagem; contribuir para o envolvimento dos discentes nas atividades de docência, de pesquisa e de extensão; possibilitar a utilização do potencial do discente assegurando-lhe uma formação profissional qualificada e sua plena inserção nas atividades acadêmicas da Universidade; intensificar e assegurar a cooperação entre docentes e estudantes nas atividades da Universidade; implementar ações do Projeto Pedagógico do Curso de graduação (PPC) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A disciplina utilizada como objeto para este estudo foi Eletrônica Analógica I, sendo integrante da grade curricular como disciplina obrigatória, dos cursos de Engenharia Elétrica da UNIFESSPA.
A disciplina de Eletrônica Analógica I é de grande importância para o curso de Engenharia Elétrica, nesta disciplina os alunos adquirem os conceitos básicos para serem utilizados em disciplinas como Eletrônica Analógica II e Eletrônica de Potência. Nesta disciplina são estudados o projeto de diversos circuitos eletrônicos presentes no nosso dia a dia, tais como amplificadores, retificadores, reguladores de tensão, dentre outros. Estes circuitos, geralmente, são constituídos por diversos componentes que incluem resistores, capacitores, diodos e transistores. Nesta disciplina, também são estudados o princípio de funcionamentos e construção destes componentes. Além da parte teórica, a disciplina contempla uma parte prática na qual os alunos podem, em laboratório, ver o funcionamento dos componentes e a aplicação dos conceitos estudados na montagem física de dispositivos eletrônicos o que torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico.
O presente trabalho, busca fazer uma breve reflexão acerca dos objetivos estabelecidos e resultados alcançados no Programa de Monitoria da disciplina de Eletrônica Analógica com base nas práticas adotadas através da figura do monitor, que além de desenvolver práticas de auxílio e de melhorias na disciplina, ainda é despertado o interesse pela docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-30
Visualizações
  • Artigo 114
  • PDF 69
Como Citar
Sena, D., Pinho, N., Batista, V., & Silva, J. (2019). DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS DA MONITORIA COM PRÁTICAS EM LABORATÓRIO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA ANALÓGICA I. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/509

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)