ENSINO DE ÁLGEBRA ELEMENTAR AOS DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA INGRESSANTES E NÃO INGRESSANTES

  • Luana Rocha de Sousa
  • Alexandra Sousa de Carvalho Santos
  • Osmar Tharlles Borges de Oliveira

Resumo

Ensinar Matemática não é uma tarefa simples de se fazer, ainda mais no âmbito da Universidade com alunos vindo de uma rede pública, ainda com muitas falhas no ensino, com dificuldades latentes nos conteúdos de matemática como um todo. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa, preocupada com a formação de seus discentes lançou o, através da Pro Reitoria de Ensino e Graduação - PROEG, o EDITAL Nº 18/2017 a AÇÃO DE APOIO AO DISCENTE INGRESSANTE, que visava o auxílio as deficiências ainda encontradas dos discentes em relação aos seus respectivos cursos, no nosso caso o de Matemática.
A álgebra, essencialmente apresentada no ensino básico, é formulada como uma linguagem da matemática com um conjunto de regras bem estruturadas. Essa estruturação e a forma na qual ela é, na maioria dos casos, apresentada, dificulta o processo de aprendizagem, uma vez que se trata de um tema bastante densa, mas fundamental na compreensão da matemática. A fim de superar as dificuldades enfrentadas pelos discentes que, ao chegar no âmbito universitário, se deparam com uma matemática mais formal e que exige muito mais da compreensão dos alunos, o projeto intitulado Ensino de Temas e Problemas Elementares de Álgebra com Auxílio dos Laboratórios de Ensino de Matemática e de Informática procurou utilizar dos métodos formais e lúdicos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e diminuir a evasão do curso contribuindo com a formação dos discentes fortalecendo suas bases matemáticas que envolvam e se utilizam da álgebra para serem compreendidas e aplicadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-30
Visualizações
  • Artigo 69
  • PDF 67
Como Citar
Sousa, L., Santos, A., & Oliveira, O. (2019). ENSINO DE ÁLGEBRA ELEMENTAR AOS DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA INGRESSANTES E NÃO INGRESSANTES. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/524

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)