A MONITORIA APLICADA À DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DAS GEOCIÊNCIAS E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Resumo
O programa de monitoria é um meio pelo qual o aluno monitor passa a ter um contato próximo com a prática docente, observando as principais necessidades dos alunos e os dando suporte em sua formação, atuando no ensino-aprendizagem destes junto ao professor orientador. A participação no programa, além de ampliar os conhecimentos do aluno monitor, também é uma importante atividade extracurricular que ajudará em sua formação acadêmica. Nesse sentido, o trabalho de monitoria pode ser compreendido como uma atividade de apoio discente ao processo de ensino-aprendizagem, pois o aluno monitor passa a ter um trabalho conjunto com seu orientador através da troca de informações importantes e construtivas em sua iniciação à docência (FARIA & SCHNEIDER, 2004-mimeo). E, havendo as interações em sala de aula, o conhecimento pode estar em constante construção, pois a troca de experiências é de grande importância na educação e faz com que ocorra uma maneira mais fácil de compreender os conteúdos ministrados em sala de aula (SCHNEIDER, 2007). Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da experiência como monitor na formação acadêmica do futuro professor de geografia, sabendo que a monitoria objetivou auxiliar a prática docente na disciplina de Fundamentos das Geociências junto aos acadêmicos do curso de licenciatura em geografia da UNIFESSPA, turma de 2016. A meta foi de, junto ao professor da disciplina, o aluno monitor auxilie os graduandos e o professor dentro e fora de sala de aula em atividades como: acompanhamento dos alunos em sala, leitura dos textos e discussões, esclarecimento das dúvidas dos alunos relacionadas ao conteúdo e ao desenvolvimento de trabalhos da disciplina, repasse de material teórico, entre outras.