O ENSINO DE GEOGRAFIA E O RELEVO NOS LIVROS DIDÁTICOS PRESENTE NAS ESCOLAS

  • Arley Martins Quaresma
  • Raielly Oliveira da Silva
  • Abraão Levi dos Santos Mascarenhas

Resumo

A geografia que está presente atualmente na sala de aula nos ensinos básicos ainda está muito
vinculada a uma abordagem mais conceitual do que praticista, no entanto ocasionada tanto por uma má
formação dos próprios discentes quanto pela falta de pesquisas presentes nos próprios livros didáticos
encontrados nas escolas que se percebe um déficit de base de dados nos mesmos, assim o relevo foi tratado
pelos livros didáticos e pelos professores como algo vedado, desvinculado das relações entre a sociedade e a
natureza e da realidade dos discentes. O presente artigo vem por meio deste mostra o quão importante é o
Ensino da Geografia voltado a Geografia Física para o melhor envolvimento de professor e alunos para uma
compreensão melhorada do meio que vivem a partir de estudo aplicados em seu próprio ambiente. Segundo
Ross (apud Bertolini e Valadão, 2009, p. 28) “A importância de se estudar o relevo é amparada não somente
pelo seu significado no condicionamento dos processos de organização geográfica das sociedades
humanas[...].” O ensino de geografia que ainda é passado na maioria das escolas, ainda é um ensino voltado
diretamente aos livros de didáticos, às vezes para não sair da sua zona de conforto ou até por não obter o
conhecimento de abordar outros assuntos de outras formas, o professor acaba se prendendo somente ao livro
didático fazendo com que isso, seja sua única forma de trabalhar, hoje temos muito livros didáticos que
ensinam os professores diversas formas de atividades, mas quando se trata de fala do revelo, os livros ainda
são insuficientes no assunto e essa questão acaba sendo vista sucintamente não vendo sua importação no
conhecimento empírico.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-02
Visualizações
  • Artigo 177
  • PDF 176
Como Citar
Quaresma, A., Silva, R., & Mascarenhas, A. (2019). O ENSINO DE GEOGRAFIA E O RELEVO NOS LIVROS DIDÁTICOS PRESENTE NAS ESCOLAS. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 1(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/722