A MONITORIA E O DESAFIO DO ENSINO APRENDIZAGEM

  • Thaynara Sena Sompré Sena Sompré
  • Eduardo Lucas Terra Peixoto

Resumo

A Zootecnia é uma ciência que congrega o conjunto de atividades e habilidades destinadas a desenvolver, promover, preservar e controlar a produção e a produtividade dos animais aliada à conservação dos recursos naturais. A disciplina de Zootecnia I da Unifesspa especificamente aborda temáticas gerais desta ampla ciência, tais como: melhoramento genético, evolução e importância socioeconômica das espécies de animais domésticos, princípios de fisiologia e anatomia animal, ambiência, reprodução e nutrição. Diante de tamanha complexidade de conteúdos somente atividades dirigidas em sala de aula não atendem por completo a formação dos discentes para a produção animal, haja vista a pequena carga horária da disciplina 15 horas semanais. Assim sendo, a prática da monitoria permite estender a vivência dos alunos na disciplina, complementando com atividades extraclasses o repassado na sala de aula. A prática da monitoria é uma atividade que exige domínio da disciplina, capacidade de retransmissão do conteúdo e habilidade nos procedimentos didáticos expostos para motivar o aluno no processo de decodificação da disciplina. Assim sendo, pelas suas peculiaridades, a monitoria acadêmica constitui-se em uma proposta que auxilia o professor em suas atividades cotidianas de forma expressiva em todas as etapas do processo pedagógico, ao mesmo tempo em que proporciona ao aluno a experiência de ampliar seu conhecimento, despertando o interesse para a docência e desenvolver habilidades e aptidões no campo do ensino (AMARAL et al., 2014). A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Ela é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e como as suas atividades técnico-didáticas A atividade de monitoria ao longo da história na literatura tem sido vista como uma experiência importante para a construção do profissional docente, por ter a particularidade de dar a experiência não só do conhecimento, mas também da prática em todo processo educativo, que vai desde o planejamento do ensino até a construção do saber em sala de aula. Portanto a prática da monitoria vem como agente chave na formação do profissional e educador, por dar oportunidade de construir a experiência prática e o conhecimento do campo de futura atuação profissional. Segundo Schneider (2006), o trabalho da monitoria pretende contribuir com o desenvolvimento da competência pedagógica e auxiliar os acadêmicos na apreensão e produção do conhecimento, é uma atividade formativa de ensino. Deste modo, este trabalho objetivou demonstrar os resultados de aprendizagem obtidos com a monitoria da disciplina Zootecnia I, tanto dos alunos monitorados como do aluno monitor, e a importância da monitoria como ferramenta para formação de um futuro docente.

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Publicado
2019-07-01
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Como Citar
Sompré, T. S. S., & Peixoto, E. (2019). A MONITORIA E O DESAFIO DO ENSINO APRENDIZAGEM. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 2(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/593