MONITORIA COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

  • Fabiana Larissa Amaral da Costa
  • Eduardo Lucas Terra Peixoto

Resumo

A forragicultura é uma ciência que surgiu com a necessidade de se aprofundar sobre como o uso e manejo de espécies forrageiras podem influenciar o sistema de produção animal e o meio, sabendo-se que as variações das condições edafoclimáticas, sistemas de produção, uso de insumos, raças de animais, etc, originam uma grande variação de tipos e formas de utilização dos recursos forrageiros. Apesar da forragem proporcionar o aumento progressivo dos sistemas extensivos unicamente a pasto no sudeste paraense, os índices zootécnicos ainda continuam baixos, trazendo assim a necessidade de otimização quanto a produção e utilização de tecnologias que venham a amplificar a pecuária regional (RODRIGUES, 2004). Neste sentido a disciplina de forragicultura tem papel fundamental quanto a estimulação dos estudantes à resolução destes problemas técnicos e práticos principalmente quanto a condição física das pastagens na qual grande parte tem baixa produção pelo desconhecimento quanto ao manejo adequado se empregar em cada situação particular, causa esta que representa o grande entrave na produção de bovinos a nível regional. A disciplina de Forragicultura na Unifesspa engloba conhecimentos quanto à fisiologia das gramíneas e demais espécies forrageiras, manejo de formação e renovação de pastagens, manejo adequado de pastagens degradadas, produção de feno e ensilagem, manejo de pastejo além da importância econômica das pastagens no sistema de produção. Tais conteúdos apresentam um teor de complexidade frente à dificuldade de cada aluno quanto a fixação de conteúdos práticos que são vistos de maneira teórica em curto período de tempo, com inúmeras espécies e situações que podem surgir em apenas um conteúdo apresentado. Nesta apropriação de conhecimento, geralmente existe uma mediação, onde os outros, os objetos e situações, de forma direta ou indireta que podem contribuir para uma construção de conhecimento, esta mediação não descarta a possibilidade de aprender espontaneamente, sem ajuda, isto é, provando alternativas por ensaioerro-sucesso, o que poderíamos denominar como uma mediação interna, todavia neste caso torna-se mais complexo visto o tempo que possuem para fixar inúmeras informações até o período que lhes é cobrado em avaliação. Deste modo objetivou-se com este trabalho apresentar em forma de relato os resultados que foram alcançados pelo monitor em sua experiência, tanto para sua formação quanto aos alunos contemplados.

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Publicado
2019-07-01
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Como Citar
Costa, F., & Peixoto, E. (2019). MONITORIA COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 2(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/641

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