CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE DE MONITORIA NO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL TEÓRICA I NO PERÍODO LETIVO DE 2016.2
Resumo
O alarmante número de reprovações que vem sendo observado no decorrer dos anos de existência de curso de Licenciatura em Química para as disciplinas de Química Geral Teórica, chama a atenção dos docentes e da direção da Faculdade de Química I. A disciplina Química Geral Teórica I é ofertada no 1° nível da matriz curricular do curso. A referida componente é de formação básica preparatória necessárias ao bom desempenho dos discentes nas demais disciplinas de Química do Curso, e o que se tem observado e que talvez por déficit na aprendizagem na área de Química na educação básica, estes discentes vêm apresentando um péssimo desempenho nas disciplinas de Química Geral. Diante do exposto acima, a Faculdade de Química, entende que a monitoria pode ser uma alternativa para diminuição dos indicies de reprovação na referida componente curricular. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), trata a importância da atividade de monitoria, a mesma prever que os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em atividades de ensino dentro da própria instituição (Brasil, 1996, Art. 84). No âmbito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, o programa de monitoria está vinculado a Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PROEG) a qual oferta bolsas de monitoria via edital especifico. Com base no que preconiza os editais da PROEG com respeito a seleção de monitores, entendemos que o monitor deve dar suporte as atividades desenvolvidas em sala de aula pelo Professor responsável pela disciplina auxiliando os discentes com dificuldades de compreensão do conteúdo ministrado em sala. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo mostrar os resultados obtidos na turma de Química Geral Teórica I no período de 2016.2, que foi assistido pelo programa de monitoria da Unifesspa em comparação com a mesma disciplina ministrada em 2015 sem assistência do programa de monitoria.