MONITORIA NA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SÓLIDOS I

  • Jadson da Cruz Passos
  • Iana Ingrid Rocha Damasceno

Resumo

Segundo o art. 2º da UNB, entende-se por monitoria, uma modalidade específica, estabelecida dentro do princípio de vinculação exclusiva às necessidades de formação acadêmica do aluno de graduação e pós-graduação, e inserida no planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos respectivos cursos. A monitoria no processo ensino-aprendizado é um desafio para os discentes, uma vez que busca despertar o interesse pela docência antes de sua formação superior. Em um país como o Brasil, onde a profissão de professor é muitas vezes vista como injustiçada, os projetos de monitoria são importantes, pois mostram aos alunos a importância dessa profissão para a sociedade.
Para Nunes (2007, p. 46):
A monitoria acadêmica tem se mostrado nas Instituições de Educação Superior (IES) como um programa que deve cumprir, principalmente, duas funções: iniciar o aluno na docência de nível superior e contribuir com a melhoria do ensino de graduação. Por conseguinte, ela tem uma grande responsabilidade no processo de socialização na docência universitária, assim como na qualidade da formação profissional oferecida em todas as áreas, o que também reverterá a favor da formação do futuro docente.
Segundo Fernandes, Mello e Barbejat (2001), estudantes exibem diferentes estilos de aprendizagem, demonstrando preferências totalmente particulares sobre a maneira de adquirir e processar as informações a eles apresentadas. Alguns estudantes têm mais facilidade para absorver os assuntos a eles passados, já outros podem necessitar de uma ajuda posterior, seja buscando outras formas de ver os assuntos, como vídeo-aulas, livros ou com o apoio de outras pessoas, se fazendo necessário, assim, a presença de um monitor.
Já quanto a disciplina de Mecânica dos Sólidos I, nela aplica-se conceitos de disciplinas como Geometria Analítica e Física, além de apresentar uma gama de informações teóricas e cálculos que servem de base para outras disciplinas sendo essencial para a formação dos engenheiros. Para a turma cuja monitoria foi exercida, a disciplina apresentava a seguinte ementa: Equações de equilíbrio; Estática dos pontos materiais; Equilíbrio de corpos rígidos; Estruturas isostáticas; Forças distribuídas; Cálculo das Reações; Atrito; Momento de inércia de áreas e centroide; Dinâmica das partículas; Inércia; Dinâmica de corpos rígidos.
Este projeto de monitoria teve como objetivo melhorar os índices de aprovação e diminuir os índices de evasão, permitindo uma evolução no processo ensino-aprendizagem. Além disso, o projeto visou um envolvimento do discente em atividades de docência, fazendo com que ele tenha uma formação ainda mais qualificada. Além disso, neste processo, a relação entre docente e discente se intensifica, beneficiando ambos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-01
Visualizações
  • Artigo 146
  • PDF 156
Como Citar
Passos, J., & Damasceno, I. (2019). MONITORIA NA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SÓLIDOS I. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/674