COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE POLPAS DE MINÉRIO DA REGIÃO DE CARAJÁS

  • Riviane dos Santos Amorim
  • Jesiele Tavares de Sousa
  • Evaldiney Ribeiro Monteiro

Resumo

Os problemas inversos constituem uma classe muito interessante e comum de problemas na ciência e na engenharia. De maneira geral, estes problemas podem ser descritos como, problemas que envolvem a determinação de uma causa (desconhecida) a partir de um efeito (dado) medido ou observado. A aplicação de problemas inversos é evidente em áreas como astrofísica, meteorologia, geofísica, medicina, química, matemática, biologia, física nuclear, etc. Dada a interdisciplinaridade e relevância das aplicações, nas últimas décadas, problemas inversos tem atraído uma grande quantidade de pesquisadores, interessados em outras aplicações que foram observadas e tratadas com este tipo de solução. Um dos desafios que levam ao estudo desta classe de problemas é a estimativa de parâmetros presentes no modelo matemático a priori desconhecido, pois em grande maioria, os fenômenos físicos são de caráter não linear, o que dificulta a obtenção dos parâmetros a partir do vetor experimental. Deste modo, as questões associadas aos problemas inversos de estimativa de parâmetros devem ser introduzidas por meio de conceitos de frente ao problema direto e sua solução inversa. Para a obtenção da solução de um problema inverso é necessário reformulá-lo em termos de um problema bem-posto usando técnicas apropriadas de minimização, regularização (suavização) e otimização. Além disso, a qualidade da solução encontrada depende da quantidade e qualidade dos dados experimentais que servirão de base de informação para o modelo numérico inverso.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-01
Visualizações
  • Artigo 62
  • PDF 121
Como Citar
Amorim, R., de Sousa, J., & Monteiro, E. (2019). COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE POLPAS DE MINÉRIO DA REGIÃO DE CARAJÁS. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 1(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/675