PROGRAMA DE MONITORIA EM TEORIA DO CURRÍCULO I
Resumo
Este trabalho é um relato de experiência de duas graduandas em Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, Campus I, Unidade de Marabá. A experiência foi possível por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG, Diretoria de Planejamento e Projetos Educacionais – DIPROJ, através do Programa de Monitoria, sob a orientação das professoras Msc. Silvana de Sousa Lourinho e Msc. Cleide Pereira dos Anjos. O aluno monitor tem como compromisso auxiliar o professor na orientação de alunos, esclarecendo e tirando dúvidas em atividades de classe; discutir com o professor orientador, as dificuldades enfrentadas pelos alunos da disciplina, entre outras obrigações. O momento em sala de aula com o professor orientador oportuniza a formação de grupos de estudos entre aluno monitor e alunos não monitores com descobertas de estratégias que favorecem o desenvolvimento de ensino aprendizagem, além de nos proporcionar parcialmente exercer a docência. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1969 (Lei no 5692/69) prevê a figura do monitor. Essa lei indica que as Universidades devem criar as funções de monitor, a serem desempenhadas por alunos dos cursos de graduação, que por meio da realização de provas específicas, devem demonstrar capacidade de desempenho em atividades técnico didáticas de determinada disciplina. A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), se refere à existência do monitor nos seguintes termos: “os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos” (Art.84). No ensino, as tarefas assumidas pelos alunos monitores têm como objetivo auxiliar o professor titular. Nossa atuação no Programa de Monitoria 2016.2 aconteceu no período de 1º de junho a 30 de setembro de 2016. As atividades começaram a ser realizadas a partir de estudos e planejamento das aulas junto com a professora orientadora da disciplina Teoria do Currículo I, que tem como objetivo, compreender o conceito de currículo como instrumento, por excelência de trabalho do professor na instituição escolar, numa perspectiva conceitual ampla que envolve as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo; compreender o currículo como uma questão de poder, saber e identidade, a partir de uma perspectiva de desenvolvimento do senso crítico, de oportunidades de crescimento pessoal e profissional e como ferramenta de trabalho na educação de crianças, jovens e adultos.