SELEÇÃO, ORGANIZAÇÃO E ELABORAÇÃO DE CADASTRO DE ROCHAS METAMÓRFICAS PARA A AMPLIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE PETROLOGIA METAMÓRFICA

  • Ana Valéria dos Reis Pinheiro
  • Josué Souza Passos

Resumo

A petrologia metamórfica visa ao estudo da evolução crustal terrestre com base na composição química dos minerais, suas sequências de cristalização, texturas e estruturas reliquiares de seus protólitos levando em conta as transformações textural, estrutural, química e/ou mineralogicamente das rochas durante o estado sólido (JULIANI at all, 2002). Na faculdade de geologia (FAGEO) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a disciplina Petrologia Metamórfica é ofertada no 6° período e objetiva introduzir os conceitos básicos de metamorfismo levando em conta os fundamentos de petrologia, petrografia e composição de rochas, bem como as relações entre os processos tectônicos e os metamorfismos regional, termal e retrógrado. Neste contexto, uma série de atividades vem sendo desenvolvidas a fim de estabelecer um laboratório que assegure a alta qualidade de ensino na instituição (TELLES at all, 2016). Para tanto, faz-se necessário a contínua seleção e organização de amostras de rochas metamórficas, tanto macroscópica como microscopicamente, visando uma organização sistemática e uma ampliação do cadastro de rochas para facilitar a utilização deste material por alunos e professores. Além disso, por se tratar de uma disciplina teórico-prática, é essencial o auxílio de monitores durante as atividades laboratoriais. O presente trabalho visa, portanto, apresentar os resultados referentes à ampliação do cadastro referente ao acervo de rochas do laboratório de Ensino de Petrologia Metamórfica da faculdade de geologia da Unifesspa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-01
Visualizações
  • Artigo 45
  • PDF 21
Como Citar
Pinheiro, A., & Passos, J. (2019). SELEÇÃO, ORGANIZAÇÃO E ELABORAÇÃO DE CADASTRO DE ROCHAS METAMÓRFICAS PARA A AMPLIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE PETROLOGIA METAMÓRFICA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 2(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/719

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)