MONITORIA DAS DICIPLINAS PETROLOGIA ÍGNEA E PETROLOGIA SEDIMENTAR DA FACULDADE DE GEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
Resumo
As disciplinas naturalistas apresentam frequentes problemáticas que envolvem o objeto de estudo. O estudo e compreensão da petrologia, disciplina de cunho geológico, que trata da origem, ocorrência, estrutura e história evolutiva das rochas, é fundamental à formação acadêmica e profissional de estudantes de geologia. Neste contexto, os projetos programas de monitoria da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) emergiram como fomentadores do acompanhamento e aprimoramento de conteúdos teóricos e práticos ofertado pela Faculdade de Geologia (FAGEO), através de monitores selecionados para auxiliar nas disciplinas Petrologia Ígnea e Petrologia Sedimentar, ambas ofertadas no 5° período do curso. As dificuldades enfrentadas pelos estudantes, referentes à descrição e classificação de rochas, lançando mão dos aspectos a serem observados durante a execução desse tipo de exercício, bem como a integração dessas informações com processos geológicos requerem um acompanhamento além daquele que ocorre em sala de aula. O monitor, dessa forma, exerce a função de acompanhar os estudantes auxiliando na resolução de exercícios propostos pelo professor a fim de se sanar as dificuldades enfrentadas pela classe. A atividade de monitoria ocasiona, ainda, incentivo e melhoria no processo de ensino e aprendizagem tanto do monitor quanto dos alunos da disciplina. Os trabalhos realizados estimulam pesquisas mais aprofundadas referentes aos conteúdos debatidos em classe e laboratório, permitindo, pois, o aprimoramento do conteúdo teórico e prático. Portanto, o presente trabalho visa à apresentação dos resultados referentes ao exercício da atividade de monitoria nas disciplinas Petrologia Ígnea e Petrologia Sedimentar durante o ano de 2016, levando em conta o auxílio direto e indireto prestado aos professores das disciplinas em atividades realizadas em sala de aula e em laboratório.