ORGANIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DA DISCIPLINA PETROLOGIA ÍGNEA DO CURSO DE GEOLOGIA

  • Érica Lima Marques
  • Adriano dos Santos Pinheiro
  • José de Arimatéia Costa de Almeida

Resumo

A disciplina Petrologia Ígnea é obrigatória de todos os cursos de Geologia e Engenharia Geológica
do Brasil, conforme prevê o conteúdo especifico para formação de geólogo estabelecido nas diretrizes
curriculares nacionais para cursos de graduação em Geologia e em Engenharia Geológica, aprovada em 2012
pelo Ministério da Educação.
A Petrologia Ígnea é o ramo da geologia que abrange o estudo da origem, evolução e descrição de
rochas originadas a partir da cristalização de magmas. A disciplina aborda os princípios fisico-químicos e
relações com os ambientes específicos de sua formação, auxiliando na compreensão da dinâmica interna do
planeta e o reflexo na movimentação dos continentes (tectônica de placas). Esta linha de conhecimento
fornece subsídios necessários para o entendimento de depósitos minerais de origem magmática, tais como
cromita, cobre, ouro, estanho, níquel, etc. os quais são amplamente utilizados na indústria.
No curso de Geologia do Instituto de Geociências e Engenharias da Universidade Federal do Sul e
Sudeste do Pará, a disciplina Petrologia Ígnea é ministrada no 2° período no 5° semestre do curso, com uma
carga horária total de 85 horas, sendo 51 horas voltada para a parte teórica e 34 para a parte prática. A parte
teórica é ministrada através de aulas teóricas expositivas do professor, além de, mini-testes, mesa redonda,
seminários e exercícios práticos diversos e pesquisas bibliográficas efetuadas pelos estudantes. Já a parte
prática envolve exame e descrições sistemáticas de amostras de mão e lâminas delgadas de rochas ígneas
utilizando-se o microscópio petrográfico. Em função da carga horária elevada e das diversas atividades
realizadas ao longo do curso, normalmente a disciplina necessita da participação de 2 monitores.
A Faculdade de Geologia do Campus de Marabápossui um acervo considerável de amostras de
rochas ígneas provindas de vários lugares do mundo, em especial da Província Carajás, localizada no sudeste
do estado da Pará. Porém, com o passar do tempo, devido à falta de espaço adequado para armazenar as
amostras (litoteca), vários exemplares foram perdidos e outros não apresentam identificação (Fig. 1A). A
ausência da organização do acervo de amostras de rochas reflete na dificuldade da transmissão do
conhecimento ao discente, uma vez que as diversas rochas ígneas discutidas na parte teórica do curso seguem
uma ordem lógica de apresentação conforme a sua composição (rochas
ultramáficas→máficas→intermediárias→félsicas) e desta maneira os exemplares devem ser apresentados
para os discentes, respeitando este ordenamento.
Com intuito de organizar o acervo de rochas ígneas do curso de petrologia ígnea, os seguintes objetivos foram traçados para este trabalho: 1) Invidualizar as rochas em grupos afins com base na composição; 2) Descrever as diversas amostras; 3) Classificar os litotipos e; 4) Armazenar as rochas em prateleiras, respeitando o ordenamento composicional das mesmas.

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Publicado
2019-08-02
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Como Citar
Marques, Érica, Pinheiro, A., & Almeida, J. (2019). ORGANIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DA DISCIPLINA PETROLOGIA ÍGNEA DO CURSO DE GEOLOGIA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 1(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/726