FUNDAMENTOS DE GEOMETRIA PLANA: VIVÊNCIAS PANDÊMICAS
Keywords:
Fundamentos de Geometria Plana; Monitoria Acadêmica; Período Letivo Emergencial; Ensino Remoto; Pandemia;Abstract
O resumo a seguir trata a respeito das atividades de monitoria na disciplina de Fundamentos de
Geometria Plana, ofertada para a turma 2020 (ingressante) de Licenciatura em Matemática do Instituto de
Engenharia do Araguaia – IEA/Unifesspa. A discussão ocorre voltada para um exercício que ocorreu durante
o Período Letivo Emergencial, que trata-se do primeiro período de ensino remoto da Unifesspa. Acredita-se
que há muita importância em relatar as experiências vivenciadas nesse período, por diversos motivos, dentre
eles, menciona-se: evidenciar a importância da monitoria e registrar as vivências ocorridas durante as
atividades no contexto pandêmico. Desse modo, objetiva-se através de resumo apresentar as atividades
desenvolvidas durante a monitoria na disciplina de Fundamentos de Geometria Plana e analisar as
contribuições da atividade para o desenvolvimento e sucesso acadêmico. De acordo com os relatos e reflexões
realizados, será possível observar que o contexto de pandemia de fato gerou impactos, especialmente no que
se refere à ausência de uma internet de qualidade para acesso às aulas e momentos síncronos e também a lacuna
de aprendizagem no que tange ao ensino de Geometria no contexto do IEA.