ENTRE OS SILÊNCIOS SOBRE A HISTÓRIA INDÍGENA E A HISTÓRIA DAS AMÉRICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS DE MARABÁ-PA
Abstract
O ensino de história e cultura indígena tornou-se obrigatório na Educação Básica através da Lei 11.645/08. Entretanto, pesquisas sobre o ensino da temática apontam que obrigatoriedade não tem garantido, em muitos casos, a abordagem adequada da História Indígena em sala de aula. Os desafios que se colocam a aplicação da lei vão desde a formação de professores, ao espaço diminuto ou inexistente que a temática indígena ocupa nos currículos e nos manuais didáticos. Neste sentido, o presente texto reúne os resultados de algumas ações do projeto intitulado “Entre os silêncios sobre a história indígena e a história das américas na Educação Básica: reflexões e proposições de estratégias pedagógicas em escolas de Marabá-PA” que vem sendo desenvolvido em duas escolas públicas do município de Marabá, no âmbito do O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).