EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS COM LETRAS DE MÚSICAS NO CENÁRIO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Abstract
O Projeto de Residência Pedagógica iniciado em novembro de 2022, com o objetivo de contribuir
na formação dos universitários do curso de Letras- Português, possibilita uma maior interação dos
licenciandos com o âmbito da educação básica . Além disso, acredita-se que por meio do PRP de Literatura e
Língua Portuguesa uma nova perspectiva em formular e desenvolver estágios, práticas curriculares e/ou
pedagógicas possa ser adquirida. Nesse viés, foi permitido planejar e propor aos estudantes participantes da
sala de leitura um projeto a partir dos seus gostos musicais, sendo tematizado como: A sala de leitura e a
atuação dos gêneros musicais Funk e Rap. Utilizando a sequência didática explorada por Dolz, Noverraz e
Schneuwly (2004). Fundamentado teoricamente por Dayrell (2002), Souza (2011) e Testa e Sousa (2022)
juntamente com uma reflexão e compreensão voltada à BNCC (2018). O projeto teve como principal
objetivo, aproximar os alunos e as alunas dos 6° aos 9° anos a suas realidades através do ensino, trazendo
uma abordagem crítica que pudesse contribuir com a formação crítica social dos mesmos. Observando quais
sentidos e reflexões tais músicas escolhidas oferecem para eles, diante das vivências e/ou experiências já
constituídas pelo o seu meio social e cultural.