EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS COM LETRAS DE MÚSICAS NO CENÁRIO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Anaiara Cristina Lima Silva
  • Walléry Karulina Santos Menezes
  • Abílio Pachêco de Souza

Resumo

O Projeto de Residência Pedagógica iniciado em novembro de 2022, com o objetivo de contribuir
na formação dos universitários do curso de Letras- Português, possibilita uma maior interação dos
licenciandos com o âmbito da educação básica . Além disso, acredita-se que por meio do PRP de Literatura e
Língua Portuguesa uma nova perspectiva em formular e desenvolver estágios, práticas curriculares e/ou
pedagógicas possa ser adquirida. Nesse viés, foi permitido planejar e propor aos estudantes participantes da
sala de leitura um projeto a partir dos seus gostos musicais, sendo tematizado como: A sala de leitura e a
atuação dos gêneros musicais Funk e Rap. Utilizando a sequência didática explorada por Dolz, Noverraz e
Schneuwly (2004). Fundamentado teoricamente por Dayrell (2002), Souza (2011) e Testa e Sousa (2022)
juntamente com uma reflexão e compreensão voltada à BNCC (2018). O projeto teve como principal
objetivo, aproximar os alunos e as alunas dos 6° aos 9° anos a suas realidades através do ensino, trazendo
uma abordagem crítica que pudesse contribuir com a formação crítica social dos mesmos. Observando quais
sentidos e reflexões tais músicas escolhidas oferecem para eles, diante das vivências e/ou experiências já
constituídas pelo o seu meio social e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-05

Como Citar

Silva, A. C. L., Menezes, W. K. S., & Souza, A. P. de. (2024). EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS COM LETRAS DE MÚSICAS NO CENÁRIO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 7(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2738