O TEATRO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Giovana Conceição Oliveira de Moraes
  • César Augusto Paro

Abstract

Os campos de práticas na formação dos sanitaristas não devem ser observados como meros
espaços para o desenvolvimento de habilidades técnicas – ênfase comum na formação de profissionais da saúde
do modo geral –, mas sim como espaços para a apreensão da dimensão práxica do objeto de seu trabalho.
Dessa forma, o objetivo é relatar a experiência da utilização do teatro como um instrumento de educação em
saúde para o público infantil, discutindo desafios e benefícios experienciados durante o processo. Trata-se de
um relato de experiência de abordagem qualitativa a partir da inserção do apoio pedagógico da monitora no
processo de criação da peça teatral por uma turma do curso de Saúde Coletiva em um componente curricular
com carga horária extensionista. Sob supervisão e apoio da monitora e do docente, toda a composição das
cenas foi elaborada e executada pelos discentes do curso de Saúde Coletiva, que se envolveram intensamente
em cada etapa do processo criativo. Desde a construção do cenário até a concepção dos figurinos, os estudantes
demonstraram uma colaboração notável, integrando seus conhecimentos acadêmicos e habilidades artísticas.
Essa experiência não apenas enriqueceu a formação deles, mas também trouxe uma perspectiva única e
inovadora para a apresentação, refletindo a intersecção entre arte e saúde de forma criativa e envolvente. O
teatro, enquanto forma de expressão artística e prática pedagógica, revela-se um poderoso veículo de
aprendizado para os atores.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-03-27

How to Cite

Moraes, G. C. O. de ., & Paro, C. A. . (2025). O TEATRO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). etrieved from https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3035

Most read articles by the same author(s)