O INSTAGRAM COMO RECURSO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS DA ÁREA DA SAÚDE E BIOLÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O objetivo deste trabalho foi tornar acessível diversas temáticas acadêmicas como a utilização de
ferramentas necessárias para o meio universitário: SIGAA, E-mail Institucional, Word e Canva; como
também dicas e manuais sobre a realização de atividades: resenhas, resumos, etc. Tal acessibilidade foi
realizada por meios da rede social Instagram, por materiais elaborados pelos próprios bolsistas do
PAIND/PAEQUI através da ferramenta Canva, e posteriormente divulgados na conta de Instagram dos
programas. Como resultado, foi possível perceber que boa parte dos seguidores do instagram, que consiste
em estudantes indígenas e quilombolas, interagiam com as postagens, seja por meio de curtidas ou
comentários, aderindo a essa nova forma de compartilhamento de conhecimento. Dessa forma, conclui-se
que a rede social Instagram é um importante aliado para divulgação de conteúdos acadêmicos,
tornando-se uma ferramenta útil e acessível para estudantes indígenas e quilombolas que ingressam na
universidade.