A IMPORTÂNCIA DO PAIND NO PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO DE ESTUDANTES INDÍGENAS DOS INSTITUTOS IESB E ICE

Autores

  • André Ramires de Jesus Dias
  • Amanda Suerly Inácio da Silva
  • Ana Claudeise Silva do Nascimento
  • Nadya Helena Alves Santos
  • César Algusto Paro

Resumo

O Programa de Apoio ao Estudante Indígena (PAIND) realizado no período de
setembro de 2022 a abril de 2023, por meio do projeto “Circulação de saberes e práticas de
cuidados como incentivo à permanência de discentes indígenas nos cursos de graduação do IESB”,
teve como um dos objetivos o fortalecimento de competências e habilidades necessárias para a
utilização de ferramentas virtuais prioritárias no dia a dia do estudante. Foram realizadas 10 oficinas
sobre: Word, Excel, e-mail e o Sistema Integrado de Gestão de atividades Acadêmicas (SIGAA),
para um total de 15 alunos dos cursos de Saúde Coletiva, Psicologia, Biologia, Matemática, Física e
Ciências Naturais, dos institutos Instituto em Saúde e Biológicas (IESB) e Instituto de Ciências
Exatas (ICE). O resultado mostrou-se positivo, tendo em vista que houve uma maior procura dos
laboratórios de informática para o desenvolvimento das atividades, uma melhora na qualidade das
atividades acadêmicas desenvolvidas e autonomia para o uso das ferramentas virtuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-01

Como Citar

Dias, A. R. de J., Silva, A. S. I. da, Nascimento, A. C. S. do, Santos, N. H. A., & Paro, C. A. (2024). A IMPORTÂNCIA DO PAIND NO PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO DE ESTUDANTES INDÍGENAS DOS INSTITUTOS IESB E ICE. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 7(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2674

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)