O INSTAGRAM COMO RECURSO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS DA ÁREA DA SAÚDE E BIOLÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Daniele Dias dos Santos
  • Nayhemili Sousa da Costa
  • Nathalia Gabrielle Sousa Barbosa
  • Ana Claudeise Silva do Nascimento
  • Nadya Helena Alves Santos
  • César Augusto Paro

Abstract

O objetivo deste trabalho foi tornar acessível diversas temáticas acadêmicas como a utilização de
ferramentas necessárias para o meio universitário: SIGAA, E-mail Institucional, Word e Canva; como
também dicas e manuais sobre a realização de atividades: resenhas, resumos, etc. Tal acessibilidade foi
realizada por meios da rede social Instagram, por materiais elaborados pelos próprios bolsistas do
PAIND/PAEQUI através da ferramenta Canva, e posteriormente divulgados na conta de Instagram dos
programas. Como resultado, foi possível perceber que boa parte dos seguidores do instagram, que consiste
em estudantes indígenas e quilombolas, interagiam com as postagens, seja por meio de curtidas ou
comentários, aderindo a essa nova forma de compartilhamento de conhecimento. Dessa forma, conclui-se
que a rede social Instagram é um importante aliado para divulgação de conteúdos acadêmicos,
tornando-se uma ferramenta útil e acessível para estudantes indígenas e quilombolas que ingressam na
universidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-03-27

How to Cite

Santos, D. D. dos ., Costa, N. S. da ., Barbosa, N. G. S. ., Nascimento, A. C. S. do ., Santos, N. H. A. ., & Paro, C. A. . (2025). O INSTAGRAM COMO RECURSO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS DA ÁREA DA SAÚDE E BIOLÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). etrieved from https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3021

Most read articles by the same author(s)