VIVÊNCIAS DO PIBID NAS ESCOLAS NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E DARCY RIBEIRO – A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA

Authors

  • Yasmin da Silva Santos
  • João Cândido do Nascimento Pereira
  • Ulisses Brigatto Albino

Abstract

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo integrar a formação de
professores à realidade das escolas, para assim proporcionar aos bolsistas uma experiência prática no ambiente
educacional. Durante o desenvolvimento do programa, os alunos puderam vivenciar situações reais do
cotidiano escolar, o que contribuiu muito para seu aprendizado e formação. Ocorreram vários desafios durante
o processo, um deles foi a dificuldade de aplicar teorias pedagógicas em contextos práticos, além da
necessidade de desenvolver habilidades de leitura e escrita entre os alunos. A metodologia utilizada foi a
implementação de métodos focados no treinamento da leitura e da escrita e experimentação investigativa. As
atividades incluíram, listas de exercícios e algumas aulas práticas com utilização de experimentos, para que
assim houvesse uma melhoria do desempenho dos alunos. O principal objetivo do PIBID foi capacitar os
bolsistas para que se tornassem profissionais mais bem preparados, capazes de identificar e atuar nas
necessidades educacionais dos alunos. Também buscou promover a reflexão crítica sobre a prática pedagógica
e a formação docente. Apesar dos desafios os resultados foram na maior parte positivos. Os bolsistas
aprimoraram seus conhecimentos, habilidades e também observaram um aumento significativo no desempenho
dos alunos em sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-03-27

How to Cite

Santos, Y. da S. ., Pereira, J. C. do N. ., & Albino, U. B. . (2025). VIVÊNCIAS DO PIBID NAS ESCOLAS NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E DARCY RIBEIRO – A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). etrieved from https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3064

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>