ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA MONITORIA DE TOPOGRAFIA NO CURSO DE GEOLOGIA E ENGENHARIA CIVIL
Abstract
O Programa de Monitoria Geral da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) contempla atividades de caráter didático-pedagógico, desenvolvidas pelos discentes e orientadas por docentes, que contribuem para a formação acadêmica do estudante, tem a duração de um semestre eletivo, iniciou-se em 2016 e abrange a maioria dos cursos da Universidade.
Os Objetivos do Programa são: Melhorar os indicadores de ensino-aprendizagem; Proporcionar condições de permanência e de sucesso dos discentes no processo ensino- aprendizagem;
Contribuir para o envolvimento dos discentes nas atividades de docência, de pesquisa e de extensão; Possibilitar a utilização do potencial do discente assegurando-lhe uma formação profissional qualificada e sua plena inserção nas atividades acadêmicas da Universidade; Intensificar e assegurar a cooperação entre docentes e estudantes nas atividades da Universidade e Implementar ações do Projeto Pedagógico do Curso de graduação (PPC) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
A monitoria da disciplina topografia foi regida pelo edital 16/2017-PROEG que conferiu à disciplina dois monitores, sendo um remunerado e outro voluntário, os quais ficavam disponíveis durante 20 horas semanais, para o desenvolvimento de todas as atividades, nela foram atendidos discentes do curso de Geologia e Engenharia Civil.
A monitoria é considerada uma forma de apoio pedagógico oferecido aos alunos que tenham interesse em aprofundar conhecimentos em determinado tema ou ainda para resolver dúvidas relacionadas a disciplina ministrada em sala de aula. Além disso, auxiliar na docência, com a função pedagógica exercida por acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação, estimular o interesse pelo ensino, contribuindo para o aprofundamento técnico e científico do acadêmico e possibilitar a interação destes em atividades didáticas, ampliando a participação dos discentes nas atividades da academia (Haag et al. 2008).