XADREZ PARA TODOS – ESTIMULANDO O RACIOCÍNIO
Abstract
O presente projeto de extensão intitulado de Xadrez para Todos - Estimulando o Raciocínio, trata da inserção de aulas de xadrez para os estudantes dos campos da Unifesspa. Depois de sua experimentação em âmbito acadêmico o mesmo projeto será readequado e aplicado em escolas dos municípios, sede dos citados Campus, contribuindo assim para a interação entre a academia e a sociedade. A expansão do projeto contemplará a extensão a qual possui papel essencial, tanto na formação dos discentes, que colocam em prática tudo o que aprenderam em sala de aula, quanto no cotidiano da Comunidade que usufruem deste aprendizado.
Conforme Filguth (2007), em uma partida e xadrez, os jogadores efetuam várias etapas de raciocínio lógico, como: planejamento de estratégias e táticas, análises de alternativas, aprofundamento investigativo da partida e do adversário, resultando em tomadas de decisões orientadas para o sucesso. Além dessas questões é sabido que todo enxadrista possui um grande senso de competição e respeito ao adversário potencializando assim as questões morais e éticas. A prática do xadrez desenvolve também diversas habilidades e atitudes como raciocínio lógico, capacidade de concentração, atenção, tomada de decisão, autocontrole, capacidade de adaptação a novas situações, tornando assim um jogo completo.
Observa-se que para fins educativos que o xadrez é uma ferramenta indispensável para que os alunos possam melhorar o desempenho e aprender a aprender, que conforme Megelari, aput Borin (1996) "os jogos auxiliam também na descentralização, que consiste em desenvolver a capacidade de ver algo a partir de um ponto de vista que difere do seu, bem como potencializa a linguagem, a criatividade e raciocínio dedutivo, exigidos na escolha de uma jogada e na argumentação necessária durante a troca de informações”.
É no contexto da relação entre o ensino e a aprendizagem que o presente projeto é apresentado, desta forma, o objetivo principal é ampliar os instrumentos pedagógicos já adotados nos Campus da Unifesspa, assim como criar novas ferramentas que auxiliem a citada relação e que resulte em uma maior e melhor interação com a Comunidade externa.