A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE TOPOGRAFIA
Abstract
A monitoria é um apoio pedagógico oferecido a alunos que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos em temas específicos ou ainda para resolver dúvidas relacionadas a disciplina ministrada em sala de aula. Além disso, auxilia na docência, com a função pedagógica exercida por acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação, estimula o interesse pelo ensino, contribuindo para o aprofundamento técnico e científico do acadêmico e possibilita a interação destes em atividades didáticas, ampliando a participação dos discentes nas atividades da academia (Haag et al. 2008). Israel e Koppe (2009) constatam que a monitoria, em uma visão inovadora, pode oportunizar uma formação acadêmica contextualizada, de acordo com o campo de atuação do aluno-monitor. Esse, por sua vez, dentro do contexto de ensino aprendizagem, auxilia o professor orientador nas metodologias que serão aplicadas em sala de aula, conseguindo evidente ganho intelectual pessoal, propiciado através da troca de conhecimento com o professor, como também, com os estudantes com quem vai compartilhar as experiências da monitoria e, em contrapartida, colaborar na aprendizagem. A monitoria em topografia, disciplina do curso de Geologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), envolve atividades básicas, desde reconhecimento de unidades de medidas a mapas elaborados com auxílios de escalas, utilizando como base técnicas de medição. Essa ciência se caracteriza como o conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumento adequado à exatidão pretendida, primordialmente implantada, materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhe visando a sua exata representação planimétrica numa escala prédeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com equidistância também pré-determinada e/ou pontos cotados NBR 13133 (ABNT, 1991, p. 3). - Este trabalho tem como objetivo expor os resultados positivos e negativos obtidos pelo monitor em suas atividades auxiliando no ensino de topografia.