EFEITO DA MONITORIA NO ÍNDICE DE APROVEITAMENTO DA DISCIPLINA BIOESTATÍSTICA
Abstract
A disciplina de bioestatística se apresenta como uma disciplina com extensa carga horária, dividida em aulas teóricas e aulas práticas em laboratório, discussão de artigos científicos e apresentação oral de seminários. A monitoria de bioestatística é, portanto, uma importante ferramenta para auxiliar o aluno a desenvolver as competências necessárias, objetivadas pelo programa da disciplina. Assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei Nº 9.394/96) que estabelece a importância das atividades de monitoria no processo de formação dos estudantes do ensino superior, quando apresenta que os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos (BRASIL, 1996, Art. 84). Uma vez no programa, o aluno monitor desenvolve diversas habilidades, tanto intelectuais quanto sociais, podendo este dinamizar e contextualizar os conteúdos da disciplina que monitora, reconstruindo com os estudantes conhecimentos acerca dos assuntos abordados, ao mesmo tempo em que também adquire experiências positivas, que auxiliam a lidar com a expectativa de se tornar um futuro profissional docente (BARBOSA et al, 2014). Os monitores prestam auxílio aos alunos da disciplina, repassando seu conhecimento e sua experiência, assim, começam a conviver com a prática docente. Grandes esforços têm sido empregados no intuito de aperfeiçoar cada vez mais o processo de aprendizagem na disciplina, procurando sempre observar as dificuldades e desafios enfrentados pelos discentes e atividades novas que vêm sendo continuamente inseridas na disciplina com o auxílio da monitoria, como realização de provas práticas, aulas com conteúdo inovador e processos de aprendizagem mais interativos e dinâmicos, como a montagem de experimentos e a análise e interpretação dos mesmos. Esses recursos proporcionam uma forma de entender o passo a passo do que fazer, por que fazer e como fazer, e, desse modo, facilitam a sistematização do raciocínio aplicado às técnicas de análise e interpretação de dados propostas. Percebe-se, desse modo, a importância na efetivação de tais atividades no ensino superior, o que permite que os estudantes vivenciem experiências conferidas pelas universidades para que estes venham a desenvolver uma formação mais adequada diante das exigências do seu futuro campo de atuação. Assim, a monitoria deve ser cada vez mais estimulada nas universidades, de maneira que possa ser experimentada e vivenciada como uma estratégia mais prática na graduação. A literatura aponta que a monitoria é uma possibilidade de aprendizagem mais aprofundada do conteúdo da disciplina, assim como, uma forma de aprendizagem da prática pedagógica da função docente (PESSOA, 2007). Dessa forma, o objetivo do trabalho é melhorar a qualidade do ensino de graduação para os alunos, e estimular atividades de atuação da monitoria, dando o suporte pedagógico para a formação de Engenheiros Agrônomos adequados às necessidades sociais e capazes de prestar serviços de qualidade.