PROJETO DE MONITORIA DA DISCIPLINA MECÂNICA DOS SÓLIDOS I DA FACULDADE DE ENGENHARIA DE MATERIAIS.
Abstract
O curso de Engenharia de Materiais da Unifesspa tem como base a formação generalista do engenheiro, a ênfase nas três grandes áreas: Metais, Cerâmica e Polímeros. Todas estas áreas se apresentam contempladas plenamente no currículo do curso, com atividades didáticas teóricas e práticas, com objetivo de dar ao aluno uma visão bem completa da atividade profissional do Engenheiro de Materiais. O curso de Mecânica dos Sólidos confere ao discente um ambiente propicio ao desenvolvimento de habilidades de solução de problemas, um dos principais objetivos da disciplina Mecânica dos Sólidos é ajudar o discente a desenvolver habilidades de visualização de problemas que permitam a construção de formulações e de modelos matemáticos significativos, que expressem situações realistas. A disciplina de Mecânica dos Sólidos tem-se mantido praticamente inalterada nos últimos anos. Esta estabilidade deve-se ao fato de se tratar de uma matéria do núcleo básico da grande maioria dos cursos de Engenharia. Com o objetivo de facilitar a compreensão desta disciplina, é efetuada uma breve revisão de conteúdos de disciplinas como: cálculo e física, que servem de base para a mesma. Existe uma preocupação, por partes dos docentes do curso, em promover a maior quantidade possível de atividades didáticopedagógicas, que facilitem a compreensão dos discentes com relação aos assuntos e atividades desenvolvidas em sala aula, no sentido de mostrar aos alunos grande parte das atividades que estes deverão exercer após sua formação. Nós últimos anos o que temos observado um grande número de reprovações nesta disciplina o que nos deixa bastante preocupados com a qualidade na formação e as evasões que possam ocorrer a partir deste fato. Assim, o objetivo do presente projeto é solicitar a implementação de bolsa para que o monitor possa auxiliar nas aulas teóricas da disciplina de Mecânica dos Sólidos do Curso de Engenharia de Materiais, visando à melhoria dos indicadores de ensino aprendizagem para esta disciplina.