MONITORIA DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS II
Abstract
A Zoologia é uma disciplina essencial para que o aluno possa entender o processo histórico de produção do conhecimento de Ciências Biológicas e usar esse conhecimento para transformar o contexto sóciopolítico no qual está inserido. Essa capacidade é garantida em grande parte pelo conhecimento da biodiversidade existente, especialmente no contexto regional em que o aluno está inserido. Portanto, o conhecimento zoológico é fundamental para a criação de profissionais aptos, competentes e engajados. Como a Zoologia é uma disciplina com um forte caráter prático, a supervisão das atividades práticas tanto pelo professor responsável, quanto por monitores auxiliares é de suma importância. Ao longo da disciplina houveram diversas atividades práticas (laboratoriais ou não) que requeria a presença de um monitor. Além disso, por ser uma disciplina complexa, repleta de conteúdos novos aos alunos, monitores são sempre procurados pelos alunos para saneamento de dúvidas fora do horário regular de aula. Ao levar os discentes para conhecer a Coleção Didática de Zoologia isso vem garantir não apenas o cumprimento do que dispõe o PPC no âmbito do ensino de Zoologia mas também os faz compreender a inserção das Ciências Biológicas num contexto social mais amplo, por exemplo: O PPC preconiza que “as Ciências Biológicas deverá contemplar alternativas para a elaboração e implantação de modelos de educação que conciliem as interações sociedade-natureza de forma sustentável e transformadora” (UNIFESSPA, 2014). Ou seja, a disciplina vincula o conhecimento científico e traz a relevância social que é capaz de gerar o conhecimento necessário ao despertar o afeto e a proximidade com o mundo natural e, consequentemente, despertar o interesse dos alunos na preservação do mundo natural e de seus elementos componentes. Esse contato com a diversidade animal e suas características morfológicas, ecológicas e comportamentais permite o aumento do conhecimento de nossa biodiversidade e, como resultado, torna mais efetivas as estratégias de preservação ambiental conjuntas com a sociedade (BASSOLI, Fernanda. 2014). Um dos objetivos específicos preconizados no PPC é estimular a experimentação e o interesse por atividades científicas que possibilitem a descoberta de novos fatos ou que esclareçam os fatos já descobertos. O objetivo é auxiliar os discentes na aprendizagem e absorção do conteúdo dado nas aulas, logo, as práticas são uma forma de estimular uma reflexão no processo de ensino e aprendizagem, isso marca o discente com um processo mais significativo e mais crítico, promovendo situações onde a crítica do aluno vai ser estimulada, ligando toda realidade com a teoria e com a prática, despertando a curiosidade e o interesse do mesmo desenvolvendo suas habilidades e competências específicas (SOUZA, Fabiola. 2013). A prática se faz então um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem e através delas o educador possibilita um processo de experimentação para os discentes.