MONITORIA DE NIVELAMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PORTUGUÊS INSTRUMENTAL PARA OS CURSOS DE SAÚDE E BIOLÓGICAS
Abstract
A Monitoria de Nivelamento, diferentemente da Monitoria Acadêmica, funciona com revisão de conteúdo, e no caso do Programa de Monitoria de Nivelamento da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com a revisão de conceitos básicos referentes à matemática, informática, leitura, interpretação e noção de língua portuguesa. Com o objetivo de auxiliar os discentes que ingressam no ensino superior e apresentam dificuldades de aprendizado devido a carências de um ensino fundamental e médio deficiente, foi elaborado na Unifesspa o edital para Monitoria de Nivelamento nº 003/2014. O programa de monitoria busca atenuar os níveis de reprovação nas disciplinas de saúde e biológicas, bem como melhorar o rendimento dos discentes, especialmente no curso de Saúde Coletiva, que funciona em horário noturno e a maioria dos alunos são trabalhadores que acabam conciliando família, trabalho e estudos, comprometendo seu processo de aprendizagem. Além de o monitor poder aprimorar seus conhecimentos na área específica, despertando o interesse pela docência. O monitor vivencia nessa experiência momentos de dificuldade, desde as condições e contratempos na prática do ensino aos alunos e a conciliação com os próprios estudos. Porém vive situações extraordinárias, como o da contribuição do aprendizado de alguns discentes e o enriquecimento pessoal por tal prática vivida, com o aprofundamento do conhecimento pela troca interpessoal entre docente-monitor- aluno (MATOSO, 2013). Este estudo é um relato de experiência como monitor da disciplina de Português Instrumental, que tem como objetivo auxiliar os discentes na revisão de conteúdos básicos referentes à leitura, interpretação e noção de língua portuguesa, estes serão importantes para a aprendizagem nas mais variadas unidades de ensino e disciplinas dos cursos de biologia, saúde coletiva e psicologia.