MONITORIA COM PRÁTICAS DE LABORATÓRIO 2023.4 – Programação II

Autores

  • Pedro Bacelar Moreira
  • Gustavo Henrique Broechl Moreno
  • Adam Dreyton Ferreira dos Santos

Resumo

A grade curricular do Curso de Sistemas de Informação é composta por certas matérias
fundamentais e de alta complexidade, que somada a experiência de ter passado por um ensino médio
deficiente, comum entre os discentes, resulta em um dos maiores índices de reprovação do curso, e como
consequência uma maior taxa de evasão. Esse é o caso da disciplina de Programação II, que apresenta uma
problemática maior quando é considerado que os conceitos que ela introduz são base para disciplinas futuras
como banco de dados e estrutura de dados. A partir desse contexto foram aplicadas estratégias de ensino de
aluno para aluno, com o intuito de mitigar as dificuldades de adaptação dos discentes aos conteúdos
apresentados, tais como a criação de grupos de estudo, resoluções de atividades e avaliações anteriores e o
uso de aplicativos de mensagens instantâneas como um portal de divulgação de conteúdo. Os dados
adquiridos sobre o desempenho dos alunos ao fim do semestre (2023.4), quando comparado com a turma
anterior (2022.4), apresentam um aumento na média das notas, que é refletido no índice de reprovação, que
teve uma redução considerável. O engajamento da turma com as estratégias utilizadas demonstram uma
evolução nos resultados obtidos, contribuindo para aumentar as habilidades deles no domínio de
programação orientada a objetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Moreira, P. B. ., Moreno, G. H. B. ., & Santos, A. D. F. dos . (2025). MONITORIA COM PRÁTICAS DE LABORATÓRIO 2023.4 – Programação II. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3005