DIVERSIDADE CULTURAL E FORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho integra o estudo Diversidade Cultural e Formação Crítico -Reflexiva de Sujeitos no Ensino Fundamental: uma análise dos Projetos Político Pedagógicos e Currículo das Escolas Públicas de Marabá-PA, o qual se propõe a analisar e identificar nas propostas pedagógicas e no currículo das escolas desse município a presença de temáticas relativas à diversidade cultural e as ações pedagógicas planejadas e realizadas nesse âmbito, bem como seus impactos na formação dos educandos. O objetivo central deste estudo é discutir o conceito de diversidade cultural no âmbito da interculturalidade e a partir das concepções oriundas de tal discussão analisar as ações prescritas nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) de escolas de ensino fundamental localizadas no município de Marabá-PA. Ressalta-se que neste texto apresentaremos apenas parte do estudo. A maior incidência de trabalhos que retratam a temática sobre diversidade cultural começa a ocorrer no referido Portal a partir de 1997, sendo que as produções se mantêm em evolução até o ano de 2011, período em que a autora delimita seu levantamento. A observação de estudos que retratam essa temática, despertou a atenção para a utilização de termos como multiculturalismo (MOREIRA e CANDAU, 2003; CANEN, 2012) e interculturalismo (CANDAU 2012; SANTIAGO, AKKARI e MARQUES, 2013), também reportados à ideia de diversidade cultural. Embora encontremos mais comumente a utilização do termo diversidade cultural para retratar características presentes nos sujeitos, como sua origem étnico-racial, seu gênero, sua característica geracional ou física, suas sexuais, de religiosidade, entre outras, são importantes discutir o significado que outros termos associados apresentam, no sentido de ampliar e fortalecer concepções relativas à condição de ser e interagir com outros sujeitos tanto quanto diferentes.