ENSINO FUNDAMENTAL E EXTENSÃO EM MARABÁ: PERFIL DOS ESTUDANTES E DIVERSIDADE RELIGIOSA

Autores

  • Janalice Alves de Souza
  • Rubernéia Da Silva de Oliveira
  • Alan Bizerra Martins
  • Ana Clédina Rodrigues Gomes

Resumo

O presente estudo se baseia no Projeto de Extensão Formação Continuada e Produção de Metodologias de Ensino Pautadas na Diversidade Cultural, realizado no âmbito da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, o qual tem por objetivo realizar um programa de formação continuada para discutir temáticas pertinentes à diversidade cultural e que envolvam professores(as) que trabalham em escolas da rede municipal do Ensino Fundamental da cidade de Marabá, no estado do Pará, para que a partir de tal ação sejam planejadas e executadas metodologias de ensino que auxiliem educadores(as) em sua prática docente na realização de metodologias pedagógicas voltadas para o tratamento da diversidade cultural presente na escola. O projeto realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Salomé de Carvalho promoveu um debate com o grupo de professores(as) que fazem parte da escola, os quais citaram suas dificuldades acerca do trabalho no âmbito das temáticas ligadas à diversidade cultural, elegendo para execução da ação proposta pelo Projeto a temática diversidade religiosa, devido à forte incidência da influência religiosa de cunho cristão em detrimento das demais religiões, ficando os(as) professores(as) sem saber como lidar com situações relacionadas ao assunto. Assim, seguindo tais propósitos, o grupo de pesquisa do referido projeto iniciou o estudo voltado para tal temática, partindo de um levantamento bibliográfico sobre o assunto, com o intuito de aprofundar conhecimentos referentes a tal temática. Ressalta-se que a equipe do Projeto aplicou um questionário que envolveu os (as) estudantes do 8º e 9º ano da referida escola, no qual uma das questões tratou da religião praticada pelos (as) mesmos. O trabalho tem como objetivo identificar a diversidade religiosa e étnica-Racial com base no perfil dos alunos, no qual foi fundamentada em referenciais bibliográficos que auxiliou na discussão sobre o conceito de diversidade religiosa e suas características.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Souza, J. A. de, Oliveira, R. D. S. de, Martins, A. B., & Gomes, A. C. R. (2019). ENSINO FUNDAMENTAL E EXTENSÃO EM MARABÁ: PERFIL DOS ESTUDANTES E DIVERSIDADE RELIGIOSA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 2(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/610