ESTRATÉGIA DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÃO
Palavras-chave:
Fidelização, Relacionamento, Vantagem competitivaResumo
Em virtude das contínuas mudanças no perfil dos consumidores na era contemporânea, o marketing de relacionamento evidencia-se como uma estratégia primordial na obtenção de vantagem competitiva e construção de relacionamentos duradouros com os clientes. Diante do exposto a presente pesquisa teve como objetivo avaliar as estratégias de marketing de relacionamento empregadas por uma organização do ramo de telecomunicação, assim como explanar sobre seus potenciais benefícios e detectar a visão dos gestores da organização objeto do estudo em relação a sua importância. No que tange os procedimentos metodológicos o presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, sendo um estudo aplicado, tendo como natureza uma abordagem qualitativa e quanto aos métodos empregados a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, no qual utilizou-se para a coleta de dados a análise documental e a entrevista, os quais foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram como principal benefício do marketing de relacionamento a fidelização dos clientes, promovendo a participação efetiva destes no processo de desenvolvimento da organização. Concluiu-se que a pesquisa contemplou o seu objetivo principal, visto que conseguiu avaliar de forma clara as estratégias de marketing de relacionamento desenvolvidas pela organização, bem como os seus principais benefícios.