ESTRATÉGIA DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÃO

Autores/as

  • Rodrigo Fraga Garvão
  • Agnes Souza Costa

Palabras clave:

Fidelização, Relacionamento, Vantagem competitiva

Resumen

Em virtude das contínuas mudanças no perfil dos consumidores na era contemporânea, o marketing de relacionamento evidencia-se como uma estratégia primordial na obtenção de vantagem competitiva e construção de relacionamentos duradouros com os clientes.  Diante do exposto a presente pesquisa teve como objetivo avaliar as estratégias de marketing de relacionamento empregadas por uma organização do ramo de telecomunicação, assim como explanar sobre seus potenciais benefícios e detectar a visão dos gestores da organização objeto do estudo em relação a sua importância. No que tange os procedimentos metodológicos o presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, sendo um estudo aplicado, tendo como natureza uma abordagem qualitativa e quanto aos métodos empregados a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, no qual utilizou-se para a coleta de dados a análise documental e a entrevista, os quais foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram como principal benefício do marketing de relacionamento a fidelização dos clientes, promovendo a participação efetiva destes no processo de desenvolvimento da organização. Concluiu-se que a pesquisa contemplou o seu objetivo principal, visto que conseguiu avaliar de forma clara as estratégias de marketing de relacionamento desenvolvidas pela organização, bem como os seus principais benefícios. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-07-28