APLICAÇÃO DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO NOS ESTUDOS DE MARKETING SOCIAL: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA 2000-2020

Palavras-chave: marketing social, teoria do comportamento planejado, revisão bibliométrica de literatura, teorias comportamentais

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliométrica da literatura indexada entre os anos de 2000 e 2020, para verificar a aplicabilidade da teoria do comportamento planejado (TCP) nos estudos de marketing social. Nesta revisão bibliométrica são incorporadas revisões que conduziram as aplicações da TCP nos estudos de Marketing Social, em diversos domínios comportamentais. Sendo assim, o estudo tem como pressupostos teóricos os estudos de marketing social e a teoria do comportamento planejado. Os estudos que exploram domínios de comportamento, diretamente ou indiretamente, relacionados com a saúde são amplamente investigados e predominantes, tais como o consumo de álcool e drogas, comportamento alimentar e comportamento sexual. Utilizando pesquisas em revistas e bancos de dados, 34 artigos revisados por pares foram recuperados e analisados à luz do método da revisão bibliométrica. O artigo constatou que a TCP aplicada aos estudos de marketing social conquistou crescente atenção, como demonstrado pelo número de publicações nas bases de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lays Pereira de Sousa, Universidade Estadual do Maranhão

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Publicado
2023-07-07
Visualizações
  • Artigo 98
  • PDF 136