O MARKETING DIGITAL E A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS PARA O FORTALECIMENTO DO E-COMMERCE
Palabras clave:
Marketing Digital, Redes Sociais, E-commerceResumen
O presente artigo versa sobre o marketing digital e a utilização das redes sociais para o fortalecimento do e-commerce: o caso de empresas varejistas em Teresina-Pi. Sabe-se que o Marketing diz respeito ao processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. Para efetivação do estudo, estabeleceu-se o problema da pesquisa em de que forma o marketing digital e as redes sociais viabilizariam o fortalecimento do e-commerce? Para tal intento, traçou-se o objetivo geral pautado em analisar a influência do marketing digital pelas redes sociais, visando ao fortalecimento do e-commerce nas empresas varejistas em Teresina-Pi. A metodologia consistiu-se na realização de uma pesquisa bibliográfica com finalidade de elaborar o referencial teórico para que contribuísse na obtenção de informações relacionadas ao tema. Para tanto, utilizou-se de fontes, em que se destacaram Alecrim (2013), Cintra (2010); Kleina (2013); Kotler (2010); Peçanha (2020); Roger (2010); Torres (2009); e, outros autores que contribuíram com o método teórico. Utilizou-se, ainda pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Diante dos resultados, verificou-se que a adoção do marketing digital hoje está implícita em toda e qualquer organização que deseja se destacar frente à concorrência. Para tanto, isso exige conhecimento e investimento. Concluiu-se que a melhor forma de se sobressair em meio a tantas empresas é investir em marketing digital, colocando a empresa lado a lado com o cliente, a ponto dele se sentir confortável.