POTENCIAL DE OBTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO LEED BD+C VERSÃO 4.1 EM EDIFÍCIO ESCOLAR PÚBLICO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59279/impact.v1i1.1960

Keywords:

Certificação ambiental, Edifício escolar, LEED

Abstract

A construção civil gera impactos significativos no meio ambiente e na sociedade. Visando contornar estes efeitos, a certificação ambiental LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é reconhecida como aquela com maior número de “edifícios verdes” acreditados no Brasil. Neste trabalho, avaliou-se o impacto ambiental causado por uma edificação escolar pública, ainda em fase de projeto, segundo o referencial LEED BD+C (Building and Design Construction): Schools v.4.1. Em seguida, propôs-se intervenções tecnicamente viáveis para o empreendimento, visando a obtenção do nível Certificado com o menor impacto ao conceito original do projeto. Portanto, o estudo apresenta contribuição prática, ao servir de orientação à continuidade da elaboração do projeto, além de servir de base para estudos análogos.

Author Biography

Raquel Diniz Oliveira, Dra., Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Arquiteta e Urbanista (2004). Especialista em Arquitetura de Estruturas Metálicas (2005). Mestre em Progettazione di Eccellenza per la Città Storica (2007). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2008). Doutora em Engenharia de Estruturas (2015). Professora Efetiva do Magistério Federal da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Classe DIII, nível 02, Regime de 40h com Dedicação Exclusiva, no Departamento de Engenharia Civil - DEC (Graduação em Engenharia de Produção Civil - EPC e pós - PPGEC) e Mecânica (PPGEM). Chefe do Departamento de Engenharia Civil (2017-2019). Sub-Chefe do Departamento de Engenharia Civil (2016-2017). Subcoordenadora do Comitê Científico do XV ENCAC e XI ELACAC (2019), Tópico 3 - Conforto Térmico no Ambiente Construído. Pesquisadora Visitante na Universidade do Texas em Austin, USA (2017). Pesquisadora de diversos Grupos de Pesquisa do CEFET MG bem como da Rede R3E na área de Eficiência Energética de Edificações e Rotulagem de Edifícios (2011-2015) Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética no Ambiente Construído - LABCON da Escola de Arquitetura da UFMG (2011-2019). Revisora de artigos de periódico nacional e congressos nacionais e internacionais. Consultora em Eficiência Energética e Certificação Ambiental de Edifícios. Áreas de interesse: BEM (Building Energy Modeling), Arquitetura Bioclimática, Edificações passivas (NZEB - Nearly Zero-Energy Building), Green Retrofit de edifícios existentes ou históricos, Desempenho Térmico de Envoltórias, Conforto Térmico dos usuários, Eficiência Energética de Edificações, Auditoria Energética, Rotulagem de edifícios, Simulação termo energética, BIM (Building Information Modeling) e Sustentabilidade no ambiente construído. Principais publicações disponíveis em: https://www.researchgate.net/profile/Raquel_Oliveira15. Researcher ID: A-6432-2016.

Published

2022-10-20

How to Cite

Gusmão Júnior, H., Cordeiro Vieira, J., Diniz Oliveira, R., & Mourão Dutra de Oliveira, F. (2022). POTENCIAL DE OBTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO LEED BD+C VERSÃO 4.1 EM EDIFÍCIO ESCOLAR PÚBLICO. MPACT rojects, 1(1), 43–56. https://doi.org/10.59279/impact.v1i1.1960

Issue

Section

01. AMBIENTE CONSTRUÍDO: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO