APOIO SOCIAL NA ARQUITETURA E NO DESIGN HOSPITALAR: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59279/impact.v3i2.2895

Palavras-chave:

Arquitetura hospitalar, Design de suporte, Humanização, Bem-estar, Indicadores

Resumo

Para definir critérios que avaliassem a contribuição da arquitetura e do design na promoção de apoio social em estabelecimentos assistenciais de saúde, este estudo utilizou um hospital como estudo de caso. Tais critérios foram baseados em publicações do Ministério da Saúde e em normas de certificações ambientais. Foram identificados cinco indicadores principais de apoio social: áreas de espera, acomodações para acompanhantes, sala de entrevistas, espaços internos de convivência e jardins ou áreas externas para convivência. O estudo de caso revelou que 30% dos indicadores foram plenamente atendidos, 20% atendidos parcialmente, 20% considerados não aplicáveis e 30% não foram atendidos. O estudo também apontou a necessidade de melhorar os requisitos de normalização da área.

Biografia do Autor

Ludmila Cardoso Fagundes Mendes, Doutoranda, Universidade Federal de Minas Gerais

Arquiteta e Urbanista pela UFV, Especialista em Sustentabilidade do Ambiente Construído pela UFMG, Mestra e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da UFMG.

Roberta Vieira Gonçalves de Souza, Dra, Universidade Federal de Minas Gerais

Arquiteta e Urbanista pela UFMG e Doutora em Engenharia Civil pela UFSC. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (UFMG).

Gabriela Souza Podboi Adachi, Graduanda, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda do Curso de Arquitetura e Urbanismo de UFMG

Downloads

Publicado

2024-09-22

Como Citar

Mendes, L. C. F., Souza, R. V. G. de, & Adachi, G. S. P. (2024). APOIO SOCIAL NA ARQUITETURA E NO DESIGN HOSPITALAR: POTENCIALIDADES E DESAFIOS. MPACT rojects, 3(2), 139–154. https://doi.org/10.59279/impact.v3i2.2895

Edição

Seção

03. IMPACTO SOCIOECONÔMICO