PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRADUANDOS NA UFPA

Main Article Content

Waldma Maíra Menezes de Oliveira
Raphaella Duarte Cavalcante Lopes

Resumo

O uso de metodologias que estejam diretamente ligadas no processo de construção do conhecimento se faz necessário para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de maneira efetiva e satisfatória. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), através da produção de vídeos que ao fazer uso de imagens, da transmissão de mensagens de maneira mais rápida e com uma linguagem mais atual, podem auxiliar neste processo de forma dinâmica, promovendo o desenvolvimento da criatividade e possibilitando o protagonismo do aluno. Esta pesquisa analisa os vídeos elaborados pelos graduandos das disciplinas, Libras e Fundamentos da Educação Inclusiva, na UFPA Cametá e Castanhal. Na primeira, foram produzidas quatro lendas Amazônicas, destacando-se a lenda do Boto por ter utilizado diversos cenários, figurinos e a demonstração com mais clareza dos sinais realizados pelos graduandos. Na segunda, foram produzidos seis vídeos sobre textos da área da Educação Inclusiva e Especial. Verificou-se que o uso deste recurso proporcionou um maior envolvimento dos estudantes e viabilizou uma aprendizagem mais efetiva. Estes materiais estão sendo utilizados na formação dos atuais e futuros docentes de Cametá e Castanhal, bem como disponibilizou-se estes materiais para escolas e secretarias de educação a fim de contribuir para formação continuada dos professores da educação básica e divulgação das informações produzidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Menezes de Oliveira, W., & Duarte Cavalcante Lopes, R. (2018). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRADUANDOS NA UFPA. Revista GPES - Estudos Surdos (ISSN 2595-9832), 1(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/revistagpes/article/view/362
Seção
Artigos