PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRADUANDOS NA UFPA
Keywords:
Tecnologias da Informação e Comunicação. Educação Especial. Ensino Superior.Abstract
O uso de metodologias que estejam diretamente ligadas no processo de construção do conhecimento se faz necessário para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de maneira efetiva e satisfatória. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), através da produção de vídeos que ao fazer uso de imagens, da transmissão de mensagens de maneira mais rápida e com uma linguagem mais atual, podem auxiliar neste processo de forma dinâmica, promovendo o desenvolvimento da criatividade e possibilitando o protagonismo do aluno. Esta pesquisa analisa os vídeos elaborados pelos graduandos das disciplinas, Libras e Fundamentos da Educação Inclusiva, na UFPA Cametá e Castanhal. Na primeira, foram produzidas quatro lendas Amazônicas, destacando-se a lenda do Boto por ter utilizado diversos cenários, figurinos e a demonstração com mais clareza dos sinais realizados pelos graduandos. Na segunda, foram produzidos seis vídeos sobre textos da área da Educação Inclusiva e Especial. Verificou-se que o uso deste recurso proporcionou um maior envolvimento dos estudantes e viabilizou uma aprendizagem mais efetiva. Estes materiais estão sendo utilizados na formação dos atuais e futuros docentes de Cametá e Castanhal, bem como disponibilizou-se estes materiais para escolas e secretarias de educação a fim de contribuir para formação continuada dos professores da educação básica e divulgação das informações produzidas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A aceitação do trabalho implica na transferência automática dos direitos autorais para a Revista GPES - Estudos Surdos.