EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INTERDISCIPLINARIDADE: A ESCOLA DO CAMPO E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS EDUCANDOS SURDOS

Authors

  • Aline Corrêa Barros da Costa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Renata Ferreira Siqueira Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Thaianny Cristine Dias Valente Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Waldma Maíra Menezes de Oliveira Universidade Federal do Pará (UFPA)

Keywords:

Educação Inclusiva, Interdisciplinaridade, Identidade.

Abstract

Este estudo se constitui em uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, realizada na E.M.E.F São Pedro, localizada na Ilha de Marinteua Município de Cametá/PA, tendo como base investigar como a Escola São Pedro por meio de seus processos formativos contribui para a afirmação ou construção identitária do educando surdo. Além de analisar de que forma o trabalho interdisciplinar é desenvolvido pela escola no intuito de incluir o educando surdo, identificar de que forma a escola ribeirinha contribui para a emancipação social e linguística do educando surdo e verificar quais são os processos formativos interdisciplinares desenvolvidos pela escola.  Quanto aos dados da pesquisa, estes foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 2 (dois) professores da Rede Regular de Ensino e com a coordenadora pedagógica da escola em questão. Por sua vez, as bases teóricas desta pesquisa provêm de obras de autores como: Campos (2013), Fazenda (2002) entre outros que serão citados ao longo do trabalho. Os resultados apontam que a escola do Campo por sua realidade demográfica no que tange formação identitária surda tem contribuído para a reafirmação da realidade surda silenciada, uma vez que seus processos formativos enfatizados pelo trabalho docente não dão ao surdo mecanismos para sua emancipação social, cultural e linguística.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-12-16

How to Cite

Corrêa Barros da Costa, A., Ferreira Siqueira, R., Dias Valente, T. C., & Menezes de Oliveira, W. M. (2018). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INTERDISCIPLINARIDADE: A ESCOLA DO CAMPO E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS EDUCANDOS SURDOS. Revista GPES studos urdos (ISSN 2595-9832), 1(1). etrieved from https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/revistagpes/article/view/358