EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INTERDISCIPLINARIDADE: A ESCOLA DO CAMPO E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS EDUCANDOS SURDOS
Keywords:
Educação Inclusiva, Interdisciplinaridade, Identidade.Abstract
Este estudo se constitui em uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, realizada na E.M.E.F São Pedro, localizada na Ilha de Marinteua Município de Cametá/PA, tendo como base investigar como a Escola São Pedro por meio de seus processos formativos contribui para a afirmação ou construção identitária do educando surdo. Além de analisar de que forma o trabalho interdisciplinar é desenvolvido pela escola no intuito de incluir o educando surdo, identificar de que forma a escola ribeirinha contribui para a emancipação social e linguística do educando surdo e verificar quais são os processos formativos interdisciplinares desenvolvidos pela escola. Quanto aos dados da pesquisa, estes foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 2 (dois) professores da Rede Regular de Ensino e com a coordenadora pedagógica da escola em questão. Por sua vez, as bases teóricas desta pesquisa provêm de obras de autores como: Campos (2013), Fazenda (2002) entre outros que serão citados ao longo do trabalho. Os resultados apontam que a escola do Campo por sua realidade demográfica no que tange formação identitária surda tem contribuído para a reafirmação da realidade surda silenciada, uma vez que seus processos formativos enfatizados pelo trabalho docente não dão ao surdo mecanismos para sua emancipação social, cultural e linguística.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A aceitação do trabalho implica na transferência automática dos direitos autorais para a Revista GPES - Estudos Surdos.