MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA NO AEE: ALGUNS APONTAMENTOS

Authors

  • Adriano Aparecido da Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Walber Christiano Lima da Costa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Keywords:

AEE, Matemática, Língua Portuguesa, Surdos.

Abstract

O presente trabalho é de natureza teórica e tem como objetivo apresentar reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa e Matemática para surdos entrelaçados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).  Analisamos referenciais teóricos que evidenciam destacar as práticas visuais na educação de surdos e a contribuição do momento didático-pedagógico no AEE para o ensino da Língua Portuguesa de forma interdisciplinar com foco na leitura, na tradução e na interpretação de textos matemáticos. Propomos nesta pesquisa investigar quais as principais dificuldades da prática de ensino dos professores do AEE dos anos finais do ensino fundamental relacionadas aos surdos. Ressaltamos ainda a necessidade de compreender os principais métodos e práticas no ensino de Língua Portuguesa, como segunda língua, para o aluno com surdez no AEE constituindo uma oportunidade de ensino de qualidade. Assim, a relevância acadêmica e científica desta pesquisa se justifica pela importância de verificar os principais métodos e práticas no ensino de Língua Portuguesa, como segunda língua, perspectivando minimizar problemas consistentes das experiências de alunos surdos em escolas regulares. Concluímos que essa pesquisa vem contribuir significativamente, como uma ação inicial, a fim de propiciar aos surdos conhecimentos da linguagem matemática no momento de ensino de Língua Portuguesa no AEE.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-12-17

How to Cite

Aparecido da Silva, A., & Lima da Costa, W. C. (2018). MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA NO AEE: ALGUNS APONTAMENTOS. Revista GPES studos urdos (ISSN 2595-9832), 1(1). etrieved from https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/revistagpes/article/view/361

Most read articles by the same author(s)