VEREDAS NA ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL: FUNÇÃO TÉCNICA OU PEDAGÓGICA?

Autores

  • Waldma Maíra Menezes de Oliveira Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade Estadual do Pará (UEPA)

Palavras-chave:

Representações Sociais; Intérprete educacional; Libras; Interpretação Técnica; Interpretação Pedagógica.

Resumo

Apresenta-se um recorte da pesquisa intitulada “Representações Sociais de educandos surdos sobre a atuação do Intérprete Educacional no Ensino Superior”, na qual se analisa as representações sociais de educandos surdos sobre a atuação do Intérprete educacional, buscando identificar as implicações destas representações na aprendizagem e no processo de inclusão educacional dos educandos surdos. Esta investigação teve por base a teoria das representações sociais de Moscovici.  Neste estudo o objetivo é identificar as veredas teóricas sobre a atuação do intérprete educacional em termos de ser uma função técnica ou pedagógica. Trata-se de uma pesquisa pautada em autores como Bakhtin (1992, 1997), Lacerda (2007), Lima (2006), Freire (2005), entre outros.

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

Menezes de Oliveira, W. M., & Apoluceno de Oliveira, I. (2018). VEREDAS NA ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL: FUNÇÃO TÉCNICA OU PEDAGÓGICA?. Revista GPES studos urdos (ISSN 2595-9832), 1(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/revistagpes/article/view/364