FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: DIÁLOGOS ENTRE A UNIVERSIDADE E O ENSINO BÁSICO NA CIDADE DE XINGUARA/PA.

  • Claudia Vanessa Brioso Santos
  • Rildo Bento Tavares
  • Roberg Januário dos Santos
  • Lucilvana Ferreira Barros

Resumo

O projeto Formação de professores e novas perspectivas para o ensino de história local: diálogos entre a universidade e o ensino básico na cidade de Xinguara/PA, buscou realizar uma intervenção metodológica junto ao ensino de história e áreas afins (Estudos Amazônicos, Geografia, Educação ambiental, Artes) na cidade de Xinguara por meio de um curso de formação docente ofertado aos professores do município, bem como refletir acerca das possibilidades de trabalho com fontes históricas no Ensino de História local e regional, buscando propiciar a inserção do trabalho com documentos históricos (fontes históricas) e estudo do meio na prática docente da educação básica, considerando tal procedimento não só como reforço de estudo, mas entrada por meio de situação problema e interpretação do mundo mais próximo; bem como contribuir para a reflexão e o repensar da formação dos discentes do Curso de História da Unifesspa, uma vez que o projeto proposto investiu sobre o repensar do ensino de história estendendo ações à comunidade local que impulsionaram o diálogo entre a pesquisa, a história local/regional e o processo de ensino e aprendizagem, aproximando a sociedade xinguarense da Universidade, criando espaços de diálogos e trocas de experiências que buscaram enriquecer a formação discente e qualificação docente no âmbito da educação básica local. A pesquisa foi realizada em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como com os Parâmetros Curriculares Nacionais, e a partir do diálogo com Assunção Barros (2009); Raphael Samuel (1990); Oriá Fernandes (1995); Circe Bittencourt (2004); Guimarães Fonseca (2012); Evangelista Fagundes (2006); Souza Martins (2004); Edna Castro (2005); Aírton Pereira (2014); Santiago da Silva (2006); Schmink & Wood (2012), Guilherme Velho (2009); Gaiofatto (2005); Mogarro (2006); Durães (2016), entre outros teóricos. Nesse sentido, foram desencadeadas como estratégias de trabalho instrumentalizações teóricas, pesquisas documentais/mapeamento de fontes, realização de diagnósticos; realização de oficinas temáticas, cursos de capacitação docente, entre outras atividades, desenvolvendo esta proposta na perspectiva do estudo da História da Educação e História local, repensando a prática do ensino de História no município, estreitando os diálogos entre a Universidade e a educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-31
Visualizações
  • Artigo 182
  • PDF 98
Como Citar
Santos, C., Tavares, R., Santos, R., & Barros, L. (2019). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: DIÁLOGOS ENTRE A UNIVERSIDADE E O ENSINO BÁSICO NA CIDADE DE XINGUARA/PA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/572